18/01/2026
Foram 188 votos a favor da destituição e 45 contra, além de dois votos em branco
Julio Casares foi afastado da presidência do São Paulo na sexta-feira (16).
O Conselho Deliberativo do clube se reuniu no salão nobre do Morumbis e aprovou o impeachment do mandatário, que teve o nome envolvido em escândalos policiais recentes.
Foram 188 votos a favor da destituição e 45 contra, além de dois votos em branco. Com a saída de Casares, o vice-presidente Harry Massis Júnior assume o cargo de forma temporária.
Ao todo, 235 conselheiros compareceram à reunião, alcançando o quórum mínimo. O clima do encontro foi cordial. Inicialmente, Casares e seus advogados se defenderam perante o Conselho. Em seguida, os signatários do pedido de impeachment também argumentaram.
Do lado de fora, entretanto, houve muita pressão. Torcedores do São Paulo protestaram com faixas e fogos de artifício nos arredores do Morumbis pedindo o impeachment de Julio Casares.
A pressão sobre Casares cresceu com o desenrolar dos últimos fatos. Diante das polêmicas divulgadas na imprensa e os casos investigados pela Polícia Civil, torcedores fizeram fortes manifestações e protestos contra o presidente.
Principais organizadas do São Paulo, a Independente e a Dragões da Real exigiram a renúncia antes mesmo da votação de impeachment ser marcada.
Nos últimos dias, o presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres, havia atendido a um pedido da defesa de Casares, o que tornaria a votação 100% presencial e com quórum de 75% para aprovação.
Contudo, a oposição são-paulina entrou na Justiça e conseguiu tornar a reunião híbrida, com necessidade de dois terços dos votos para que a destituição fosse aprovada.
O São Paulo recorreu da decisão, mas a Justiça negou o recurso e manteve a liminar ativa. Nesse meio tempo, Casares perdeu apoio da própria situação e de pares próximos.
Com o afastamento de Julio Casares, quem assume de maneira imediata é o vice-presidente da atual gestão, segundo consta no Estatuto Social do clube. Neste caso, o sucessor imediato é o vice Harry Massis Júnior, que está no cargo desde 2021.
Conforme o Estatuto do São Paulo, Massis Jr. ficará no clube até o término do mandato do presidente afastado. Ou seja, ele comandará o Tricolor até o fim de 2026.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
18/01/2026 - Corinthians e São Paulo disputam clássico na Arena
18/01/2026 - Guarani e Santos jogam em Campinas
18/01/2026 - Ancelotti: "Se o Brasil defender bem, pode ganhar a Copa"
17/01/2026 - Palmeiras recebe o Mirassol pelo Paulistão
17/01/2026 - Cria da base do Penapolense lança livro com suas histórias
17/01/2026 - Penapolense joga hoje com o Marília
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.