Penápolis, 30/01/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Esportes

28/01/2026

Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira

Imagem/Reprodução Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira O dia do pontapé inicial já é uma das mudanças da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

A busca pela taça do Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira (28). O dia do pontapé inicial já é uma das mudanças da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo quadriênio. 
A alternância presente tanto na corrida pelo título como na luta contra o rebaixamento, os resultados imprevisíveis, a ascensão de um time emergente entre gigantes, os clássicos regionais e interestaduais: ingredientes não faltaram para temperar uma edição inesquecível do Brasileirão e a posição do futebol brasileiro como uma liga de referência mundial. 

Novidades
Uma das principais alterações envolve o limite de partidas para que jogadores possam trocar de clube durante o Brasileirão. Até a edição de 2025, um atleta só podia se transferir se tivesse disputado no máximo seis jogos. A partir de 2026, esse número dobra: o limite passa a ser de 12 partidas.
Outra novidade está na classificação para a Libertadores. Até 2025, os quatro primeiros colocados garantiam vaga direta na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto iam para as fases preliminares.
A partir deste ano, o Brasileirão passará a oferecer quatro vagas diretas e uma para a fase preliminar da principal competição continental. A mudança, aliás, se deu porque a Copa do Brasil classificará dois clubes para o principal torneio da Conmebol a partir de 2026.
O campeão da Copa do Brasil garantirá fase para a fase de grupos da Libertadores. 
O vice, para a fase preliminar. No entanto, caso o campeão tenha obtido vaga na fase de grupos por outro caminho, o vice herdará o lugar direto nos grupos da Libertadores. Caso clubes classificados à Libertadores cheguem à final da Copa nacional, as vagas vão para o Brasileiro.

Impedimento automático
A competição terá uma novidade muito importante nesta temporada. Afinal, o futebol brasileiro vai adotar o impedimento semiautomático, em uma atualização do sistema do VAR. 
A tecnologia, já usada em torneios como a Copa do Mundo e a Champions League, promete tornar mais ágil e preciso o julgamento de lances ajustados.
O sistema combina câmeras de alta velocidade, instaladas ao redor do campo, com sensores colocados dentro da bola. 
As câmeras captam em tempo real a posição de cada jogador, e o sensor indica o exato momento do passe. 

Esses são alguns ingredientes para a competição:

• Os 20 times se enfrentam em turno e returno, com 38 rodadas.
• A equipe com mais pontos fatura o título. Os quatro últimos são rebaixados.
• Os quatro primeiros colocados do Brasileirão 2026 vão para a fase de grupos da Libertadores 2027; o quinto se classifica para as fases prévias.
• Caso os primeiros do Brasileirão conquistem vaga via Libertadores, Sul-Americana ou Copa do Brasil, o G5 vira G6 — ou G7, G8 e daí em diante.
• Se o campeão da Copa do Brasil já tiver vaga direta na Libertadores, o vice vai para a fase de grupos, e o Brasileirão herda a vaga nas fases prévias.
• Os oito clubes subsequentes aos classificados para a Libertadores garantem vaga na Copa Sul-Americana.


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

28/01/2026 - Corinthians e Bahia se enfrentam na Vila

28/01/2026 - Chapecoense e Santos jogam em Chapecó

28/01/2026 - São Paulo e Flamengo duelam no Morumbis

28/01/2026 - Atlético/MG x Palmeiras jogam na Arena MRV

28/01/2026 - Brasileirão/2026

27/01/2026 - Penapolense anuncia mais sete reforços para A-4

27/01/2026 - Rafinha retorna ao São Paulo como gerente esportivo

27/01/2026 - Futsal recebe inscrições no Lago Azul

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.