Penápolis, 30/01/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

09/12/2025

Fim de ano exige atenção: especialistas orientam empreendedores a organizar finanças e preparar um 2026 mais seguro

Imagem/Divulgação Fim de ano exige atenção: especialistas orientam empreendedores a organizar finanças e preparar um 2026 mais seguro  Consultora do Sebrae-SP destaca a importância de revisão de metas, ajustes operacionais e planejamento financeiro para iniciar o próximo ano com estabilidade

DA REDAÇÃO    Especialistas do Sebrae-SP reforçam que as últimas semanas do ano são decisivas para micro e pequenos empreendedores que desejam iniciar 2026 com mais segurança financeira. Segundo a consultora de negócios Cibele Pestillo, este é o momento ideal para revisar metas, analisar indicadores, corrigir falhas operacionais e tomar decisões rápidas e conscientes para evitar prejuízos.      O fim do ano é considerado estratégico para ajustar processos, melhorar a precificação e projetar com mais clareza os primeiros meses do próximo ciclo, período que costuma exigir maior atenção ao planejamento das finanças.      “Vivenciar um 2026 no azul requer um planejamento com pé no chão, metas realistas anotadas no computador ou mesmo com os tradicionais papel e caneta”, aconselha Cibele. Ela ressalta que o empreendedor precisa saber quais são suas despesas fixas, estar ciente dos gastos emergenciais que aconteceram em 2025 e da probabilidade de isso se repetir. Segundo a consultora, ter uma reserva é muito importante.      Ter ano com equilíbrio financeiro não depende somente de cortes ou contenção de gastos, mas de visão estratégica. Ajustes de precificação, análise de rentabilidade por produto ou serviço e revisão de contratos podem trazer impactos imediatos. Além disso, a gestora lembra que planejar o fluxo de caixa dos primeiros meses do ano pode evitar surpresas e dar maior previsibilidade às operações.      Para aqueles que vão fechar o ano no vermelho, a orientação é iniciar janeiro priorizando a quitação das dívidas com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. “Antes que a dívida vire uma bola de neve, procure o credor com um plano de renegociação dentro da sua capacidade de pagamento. Quanto mais rápida a conversa, melhor para ambas as partes”, enfatiza Cibele.      Mensagem final aos empreendedores: “Ainda dá tempo para agir”, diz Cibele. Com organização, metas objetivas e decisões baseadas em dados, é possível transformar dezembro em um mês de retomada e começar 2026 com mais segurança, fôlego e capacidade de crescimento. A consultora destaca que os próximos dias podem ser decisivos para determinar a saúde financeira do negócio no próximo ano.     (Com A/I Sebrae-SP)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

09/12/2025 - Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

08/12/2025 - Inmet alerta para tempestade de grande perigo na Região Sul

08/12/2025 - Mercado financeiro eleva projeção do PIB para 2,25% em 2025

06/12/2025 - Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia

05/12/2025 - Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro

04/12/2025 - Com 8,3 milhões de trabalhadores, idosos têm nível de ocupação recorde

04/12/2025 - Balança comercial tem pior resultado para novembro desde 2021

03/12/2025 - Mais de 8,6 milhões deixam pobreza; Brasil tem melhor nível desde 2012

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.