Penápolis, 24/12/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

15/04/2025

Secretário de Saúde de SP reafirma compromisso com o AME em Penápolis

Imagem/DIÁRIO DE PENÁPOLIS - 12/04/2025 Secretário de Saúde de SP reafirma compromisso com o AME em Penápolis Secretário de Saúde participou de encontro com prefeitos e outras autoridades em Penápolis

DA REDAÇÃO

O secretário de Estado da Saúde, o médico Eleuses Paiva, voltou a reafirmar a instalação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Penápolis durante encontro realizado no último sábado (12), no gabinete do prefeito Caique Rossi, em Penápolis. Também participaram do encontro prefeitos de cidades da região, vereadores de Penápolis e secretários municipais. 
A instalação havia sido anunciada durante a visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a Birigui, no final de dezembro.
Dr. Eleuses Paiva informou que já foram concluídos os estudos de viabilidade, confirmando a necessidade de um ambulatório na cidade. O próximo passo, será justamente para definir a questão de local, tamanho, logística e perfil assistencial, que é o tipo de serviço que será oferecido.
“Agora está mais focado nesse estudo técnico para a gente desenhar esse modelo e poder, espero nos próximos 30 dias, que o governador Tarcísio venha aqui na região para falar: ‘olha, mais um AME do Estado aqui na cidade de Penápolis”, disse o secretário.
O prefeito Caique Rossi deverá participar de reunião com a equipe técnica da Secretaria De Estado da Saúde no próximo dia 7, quando será definida a estrutura do AME na cidade. 

AME Digital
Ainda de acordo com Dr. Eleuses, o AME a ser instalado em Penápolis também terá atendimento digital, ou seja, para as especialidades que não dispõem de especialistas na região, esse atendimento será feito à distância, por médicos que já atuam com o Governo do Estado.
“O AME Digital é como os outros que existem, com algumas especialidades, a gente tendo uma oferta de tele atendimento. Especialidades que temos carências na região, ou mesmo que a gente não tem carência, mas que a procura é muito grande. Então é uma forma de poder dar mais velocidade no atendimento”, argumentou o secretário.
O prefeito Caique Rossi reforçou que o fato do AME ser do tipo Digital, trará ainda mais benefícios para os pacientes, pois nessas especialidades específicas, eles serão atendidos por especialistas.
"Nós sabemos que no interior não há às vezes, todos os especialistas necessários e nós iremos ser atendidos por médicos da USP, da Unicamp, por médicos que tenham vínculo com o governo do Estado, com universidades públicas”, disse.
Ele informou ainda, que a cidade já faz parte de um projeto piloto do Governo do Estado, há cerca de um ano, oferecendo teleatendimento em uma das Macros de Saúde, que é uma espécie de UBS (Unidade Básicas de Saúde) mais completa.
“Na Macro 3 nós já temos o Saúde Digital, um experimento do Governo do Estado, que 30 cidades do Estado de São Paulo possuem esse programa, e Penápolis já está há um ano atendendo com alto índice de avaliação, ultrapassando 89% de aprovação por parte da população”, declarou.
Assim, ele acredita que viabilizando a instalação do AME em Penápolis, a cidade poderá ser pioneira também, em contar com até 30 especialistas atendendo no ambulatório do Estado, contra a média de 25 existentes, atualmente.

Terreno
Sobre uma área a ser oferecida, Caíque explicou que vai depender dessa reunião do próximo dia 7, para definir qual será o tipo de unidade, para então avaliar quais as áreas disponíveis, sejam públicas ou por meio de parceria com a iniciativa privada, para que seja disponibilizada.
Durante a reunião, o vereador Mário Abe, que faz parte da direção do Hospital Espírita João Marchese, informou que a entidade possui uma área de 60 mil metros quadrados, sendo que 50 mil metros estão ociosos.
Ele propôs que se avalie a possibilidade dessa área localizada na via de acesso Sargento Arnaldo Covolan, próximo do Pronto Atendimento da Unimed, ser oferecida para a instalação do AME.
Após a definição da área, o município terá que encaminhar projeto à Câmara, que precisa autorizar o repasse do terreno para que o Estado possa realizar a licitação. 

(Com informações Agência Trio Notícias)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

15/04/2025 - "São Paulo Sem Fogo": Defesa Civil de Penápolis participa de preparação

15/04/2025 - Com salários de até R$ 10 mil, cidade conhecida como "capital do jeans" no interior de SP tem 300 vagas abertas

15/04/2025 - Cozinha da Santa Casa de Penápolis passa por ampla reforma e é entregue à comunidade

15/04/2025 - Palestra "O autismo na visão de um autista" acontece nesta terça-feira no NAC

15/04/2025 - Pedreiro cai em golpe ao vender motocicleta

15/04/2025 - Auxiliar tem R$ 1,6 mil roubado por dupla armada no Pereirinha

15/04/2025 - Estudante é rendida por dupla em moto e tem celular roubado

15/04/2025 - Aposentado deixa desconhecido dar uma voltinha com o carro e o veículo é furtado

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.