Penápolis, 21/12/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

31/08/2025

Retinoblastoma: campanha promove divulgação da doença em Penápolis

Imagem/Divulgação Retinoblastoma: campanha promove divulgação da doença em Penápolis Diely e o filho Benício, que possui retinoblastoma, além de enfrentarem a doença, agora trabalham para levar informação para outras famílias

DA REPORTAGEM

Devido aos bons resultados alcançados no primeiro evento, a família da penapolense Diely Priscila Tomaz Macedo da Silva realizará pelo segundo ano consecutivo, com apoio de outros parceiros, a nova campanha “De Olho nos Olhinhos”, que visa levar orientação e o auxílio de profissionais para pais, mães, e toda a comunidade, sobre o retinoblastoma, um tipo de câncer ocular. Segundo o Ministério da Saúde, é o tumor ocular mais comum em crianças, representando cerca de 3% dos cânceres infantis, chegando a uma média de 400 casos por ano.
A penapolense se envolveu na campanha após o filho dela, Benício Geyzier Macedo, de 5 anos, ser diagnosticado com a doença. 
No ano passado, ela foi a responsável pela realização de outro evento que reuniu profissionais da oftalmologia e famílias com suas crianças para um dia de lazer, testes rápidos e orientações sobre os cuidados da prevenção desta e de outras doenças oculares. “Felizmente tivemos um resultado muito positivo durante a campanha no ano passado, atingindo nosso objetivo de levar informação para diversas famílias de Penápolis sobre a importância do cuidado e prevenção do retinoblastoma”, comentou.
Devido ao êxito que a campanha alcançou no ano passado, Diely vem trabalhando para a realização de mais este projeto. 
A campanha surgiu com o apoio principal do conhecido casal da TV e redes sociais, Tiago Leifert e Daiana Garbin, após a filha deles, Lua, ser diagnosticada com o retinoblastoma, tendo como principal objetivo, promover um dia de conscientização sobre a doença. “Assim como eles, fui tomada por uma vontade de levar conhecimento para as demais famílias para que possam identificar qualquer problema que seus filhos possam apresentar”, acrescentou Diely.

Voluntários e Parcerias
A campanha acontecerá dia 20 de setembro, no Penápolis Garden Shopping, assim como será simultaneamente, em diversos outros shoppings do Brasil. Serão realizadas atividades voltadas para crianças e adultos, além de da divulgação de informações para médicos e outros profissionais de saúde.
“É uma campanha que tem ganhado grandes proporções por conta de sua importância. Nossa ideia é que possamos levar para outras famílias a informação que nós gostaríamos de ter recebido antes”, ressaltou.
Porém, para que a campanha possa acontecer com a ação voluntária de especialistas médicos, além de oferecer um dia de diversão para as crianças, é preciso que Diely consiga, por mais um ano, o envolvimento da comunidade por conta dos custos que um evento como este gera. A campanha acontecerá das 10h00 às 17h00. 
Para este ano, já existem parcerias firmadas com oftalmologistas que atuarão de forma voluntária. A expectativa ainda é que durante o evento, haja distribuição de panfletos, guloseimas e refrigerantes para as crianças, além de um espaço com diversos brinquedos e animações culturais.

Drama familiar
Diely é esposa de Leonardo Geyzier Macedo e o casal possui mais um filho, o Bernardo. Existem três tipos de retinoblastoma, a maioria dos casos, entre 60% e 75%, é unilateral, quando afeta um olho. Destes, 85% são esporádicos, e os demais são casos hereditários. Já o bilateral é quando os dois olhos são afetados, sendo quase sempre hereditário. Já o retinoblastoma trilateral, é quando uma criança com tumor hereditário nos dois olhos também apresenta tumor associado nas células nervosas primitivas do cérebro.
Diely contou que descobriu a doença de Benício em maio do ano passado. Segundo ela, o filho chegou um dia da escola relatando que um amigo havia jogado areia em seus olhos, porém, com o passar dos dias, ele continuava a sentir os sintomas, o que a motivou a procurar um oftalmologista. “A doença é tão rara que, de imediato, até mesmo o médico teve dificuldades no diagnóstico”, comentou.
A principal preocupação veio quando Diely reparou que Benício, ao brincar com um primo, apresentava uma pequena mancha branca no olho direito. “Aquilo me chamou muito a atenção, porque lembrei do caso da filha do apresentador Tiago Leifert, que também tem esta doença e que ele descobriu ao perceber essa mancha branca no olho dela”, destacou.
A confirmação no olho de Benicio veio após novas consultas e exames médicos. “Foi um grande susto para nós no primeiro momento você saber que seu filho tem um câncer é algo terrível”, acrescentou.
Para saber melhor o que estava acontecendo com o Benício, a família procurou outros profissionais em São José do Rio Preto, quando tiveram conhecimento que existem tratamentos disponíveis na rede Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer) em São Paulo.
“No início estávamos muito assustados com tudo o que estava acontecendo. Foi aí que minha cunhada teve a ideia de tentar contato com o apresentador Tiago Leifert através das redes sociais na esperança de conseguirmos uma orientação de alguém que também é pai e que passa por este problema. Para nossa surpresa, um dia ele mesmo me ligou para saber mais sobre o Benício e nos passou muita coisa positiva e uma mensagem de esperança que muito nos ajudou naquele momento, prestando seu apoio e solidariedade”, revelou.

Informações
Para conhecer outras informações sobre o projeto, acesse a página no Instagram @deolhonosolhinhos, ou entre em contato com a Diely através do Fone (18)98170-6662.
“Estou muito feliz com o que estamos alcançando, em primeiro lugar pela saúde de meu filho Benício, que a cada dia temos a grata certeza de sua recuperação através do tratamento adequado, e também pela oportunidade de levar mais informações para as famílias de Penápolis e região sobre esta doença que merece nossa atenção e a luta para que outras famílias não tenham que enfrentar a mesma dificuldade que tivemos até obter a informação correta”, finalizou Diely.

(Rafael Machi)

 

O que é a retinoblastia?

O retinoblastoma é um câncer que acomete crianças pequenas, é mais comum em bebês e aproximadamente 90% dos casos são descobertos abaixo dos 5 anos.
É um tumor maligno que se desenvolve na retina, uma parte interna dos olhos. De acordo com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), a doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos, o chamado retinoblastoma unilateral) ou nos 2 olhos (40% dos casos, retinoblastoma bilateral).
Quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, pode alcançar índices de 90% de cura inclusive com a preservação da visão da criança. Se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.
Quanto antes a criança for diagnosticada, maiores as chances de cura para o câncer ocular na infância.

Sintomas
Reflexo branco: crianças com retinoblastoma apresentam uma área branca e opaca na pupila, chamada leucocoria, que é causada pelo reflexo da luz. Essa condição é visível quando são tiradas fotos com flash e conhecida como “olho de gato”.
Estrabismo: outro sintoma é uma movimentação incomum do olho, como se a criança fosse estrábica, quando existe um desalinhamento dos olhos.
Olhos de cores diferentes: a heterocromia, ou olhos de cores diferentes, também pode ser um sinal da doença, assim como globo ocular maior do que o normal e a ambliopia, também um desalinhamento dos olhos, causada por estrabismo.
Outros sintomas: menos frequentes, mas também importantes, os portadores do tumor podem apresentar problemas de visão, dor nos olhos, vermelhidão na esclera, a parte branca do olho; sangramento, abaulamento dos olhos e pupila que não se contrai quando exposta à luz.

(Rafael Machi)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

31/08/2025 - Penapolense disputa hoje final da prova dos Três Tambores em Barretos

31/08/2025 - Obras: recuperados mais de 3 quilômetros de estradas rurais

31/08/2025 - Câmara Municipal votará 3 projetos em sua sessão nesta segunda-feira

31/08/2025 - Equipe técnica recebe capacitação para implantar projeto "A voz da comunidade"

31/08/2025 - Iluminação em praças em áreas verdes é realizada em vários bairros de Penápolis

31/08/2025 - Instituto de Psicologia de Penápolis traz diferencial em saúde mental para a cidade e região

31/08/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (31)

30/08/2025 - Crescimento: IBGE estima 63.426 habitantes em Penápolis

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.