17/09/2025
Programa “Prontos pro Mundo” terão quatro representantes da região participando do intercâmbio gratuito em 2026
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou a lista com os 500 estudantes da rede estadual de ensino que integram o primeiro grupo de intercambistas do programa “Prontos pro Mundo” em 2026.
A cada ano, o programa de intercâmbio do Governo do Estado leva 1.000 estudantes para uma experiência de três meses em high school (etapa semelhante ao Ensino Médio) a países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.
Concorreram às 500 vagas do intercâmbio 26 mil estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual.
Entre os alunos classificados, quatro deles são estudantes pertencentes à Diretoria Regional de Ensino de Penápolis. Na lista divulgada foram classificados Anderson Abraão da Silva Viana, aluno da escola Doutor Carlos Sampaio Filho, de Penápolis; Roger Miguel Souza Bezerra, escola Maria De Fátima Gomes Alves, de Clementina; Jenifer Nascimento da Silva, escola Manoel Bento Neto, em Santópolis do Aguapeí; e Emanoel Pereira da Silva, escola Francisco Antonino, em Luiziânia.
Estes alunos, além de estarem matriculados na 1ª série do Ensino Médio em 2025, fizeram o Saresp em 2024, no 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram ao menos 90% de frequência no ano passado e obtiveram certificado nível 3 (ou superior) do curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.
Este ano, a Secretaria de Educação expandiu a possibilidade de participação nas provas para alunos que estavam matriculados no Ensino Fundamental em redes municipais paulistas e agora estudam na rede estadual. Após a etapa da prova, os estudantes aprovados passaram por outras fases que envolveram, por exemplo, a avaliação das notas do primeiro semestre deste ano.
As primeiras viagens do “Prontos pro Mundo” aconteceram no primeiro semestre deste ano, sendo que 410 estudantes já embarcaram, ficaram três meses na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido, já retornaram ao Brasil e para suas escolas, 40 embarcaram para a Austrália em julho, 160 para o Canadá entre o final de agosto e a última sexta-feira (5), e 132 para o Reino Unido, também nas últimas duas semanas, totalizando 332 intercambistas fora do Brasil neste momento. Há, ainda, embarques para a Nova Zelândia e Austrália previstos para o fim de setembro e início de outubro.
Entre os grupos que participaram dos intercâmbios já disponibilizados, a Diretoria Regional de Ensino de Penápolis sempre teve representantes entre os participantes.
O intercâmbio do Programa “Prontos pro Mundo” é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante a estadia no exterior, os alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais.
(Rafael Machi)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
17/09/2025 - Incêndio na zona rural de Alto Alegre é controlado
17/09/2025 - Dupla é presa com porções de drogas
17/09/2025 - Adolescente é flagrado furtando motocicleta
17/09/2025 - Realizada operação de limpeza no Córrego Maria Chica
17/09/2025 - Projeto busca incentivar contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade social
17/09/2025 - Penápolis recebe 2ª etapa do Festival Paralímpico no sábado
17/09/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta quarta-feira (17)
17/09/2025 - "AME será instalado em Penápolis", afirma governador de SP
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.