Penápolis, 20/12/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

21/09/2025

Jornalista penapolense é o mais novo doutor em História formado pela Unesp

Imagem/Arquivo Pessoal Jornalista penapolense é o mais novo doutor em História formado pela Unesp Geso Jr. planeja um estágio de pesquisa pós-doutoral no Institut d’Histoire du Temps Présent (CNRS/Université Paris 8, França)

2016 em representação: ecos de 1964 e os sentidos da democracia brasileira

DA REDAÇÃO

O jornalista penapolense Geso Batista de Souza Júnior (39) é o mais novo doutor em História formado pela Unesp – Assis. Mestre em Comunicação desde 2011, o pesquisador apresentou tese que analisa as representações do Le Monde Diplomatique Brasil sobre o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e interpreta o episódio como um “evento-trauma” da política nacional, cujos efeitos seguem projetados no presente.  A contribuição inédita do trabalho está em estabelecer um paralelo entre o trauma político brasileiro de 1964, marcado pelo golpe militar e pela intervenção estadunidense, e a chamada Síndrome de Vichy, conceito do historiador francês Henry Rousso sobre a dificuldade da França em elaborar o passado colaboracionista da Segunda Guerra. Essa chave de leitura ilumina os descaminhos da democracia brasileira e mostra como o impeachment de 2016 não pode ser compreendido de forma isolada, mas como parte de uma história traumática ainda não resolvida.
O estudo dialoga com reflexões de Henry Rousso, François Hartog e Lilia Schwarcz, ampliando o debate sobre memória, trauma e democracia em tempos de guerra informacional e pós-verdade. Ao longo do doutorado, Geso Jr. apresentou sua pesquisa em congressos e foi mediador convidado no 4º Encontro Internacional de História e Parcerias, promovido pela ANPUH. Também organizou os livros História: narrativas sobre os eventos e seus efeitos ao longo dos séculos (vols. 1, 2 e 3) e O poder da comunicação na era da informação, obras que reforçam sua trajetória intelectual no diálogo entre história e linguagem.  A tese será publicada em livro em 2026. 
Como próximo passo, Geso Jr. planeja um estágio de pesquisa pós-doutoral no Institut d’Histoire du Temps Présent (CNRS/Université Paris 8, França), centro de referência mundial nos estudos da memória e da escrita da história contemporânea.


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

21/09/2025 - Dia da Árvore: Ambientalista destaca a importância dos Guardiões Silenciosos do planeta

21/09/2025 - Pauta: Câmara votará três projetos em sessão nesta segunda-feira

21/09/2025 - Atividades do grupo de homens acontecem nos Cras Eldorado e Planalto

21/09/2025 - Daep realiza hoje o 3º Torneio Ecológico de Pipas no Parque Maria Chica

21/09/2025 - Construção da nova UBS Tóquio entra na fase de preparação da laje de estrutura

21/09/2025 - Penápolis participa da "Primavera dos Museus"

21/09/2025 - Assembleia Legislativa do Piauí entrega título de cidadania ao penapolense Richard Torsiano

21/09/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (21)

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.