09/10/2025
DA REDAÇÃO
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) lançou, em maio, o programa Saúde no Campo, durante o evento “Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical”, realizado em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo promover a saúde de produtores rurais, seus familiares e trabalhadores do setor, especialmente aqueles atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), por meio de visitas domiciliares, telessaúde e ações educativas voltadas ao meio rural.
A princípio, sete municípios do estado de São Paulo receberão o programa, e Penápolis está entre as cidades contempladas, o que representa um importante avanço na promoção da saúde no campo e na valorização dos profissionais da área na região.
O Saúde no Campo é estruturado em módulos compostos por supervisores enfermeiros e técnicos de saúde rural, que podem ser técnicos de enfermagem ou enfermeiros. Durante as visitas às propriedades, os participantes recebem orientações sobre doenças comuns no campo, materiais educativos que auxiliam no cuidado com a saúde e um caderno individualizado para registro de informações. Além disso, cada produtor recebe um kit de primeiros socorros com curativos, ataduras, antissépticos e outros itens essenciais.
Atenção à saúde e inclusão digital
Um dos diferenciais do programa é o apoio ao acesso à teleconsulta, permitindo que produtores e trabalhadores rurais realizem atendimentos médicos de forma remota quando necessário. Os profissionais também contribuem para a inclusão digital em saúde, ensinando o uso de ferramentas e aplicativos que facilitam o acompanhamento médico, além de atuarem na articulação com a rede local de saúde, garantindo que os participantes tenham acesso a serviços especializados quando necessário.
Resultados do projeto piloto
O programa passou por um projeto piloto em outubro de 2024, nos estados da Bahia, Tocantins e Mato Grosso, beneficiando centenas de pessoas. Nessa fase inicial, foram identificados casos de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, entre outros problemas de saúde, demonstrando a relevância da iniciativa para o bem-estar e a prevenção de doenças nas comunidades rurais.
Cadastro de profissionais
Em 2025, o Saúde no Campo inicia sua expansão para o estado de São Paulo, com foco na contratação de profissionais da área da saúde, especialmente técnicos de enfermagem e enfermeiros, que terão papel essencial na execução das atividades e no atendimento direto às famílias rurais.
O Sindicato Rural de Penápolis (SIRP) reforça que o programa estará disponível em breve no município e que o cadastro de currículos para participar do programa será feito exclusivamente pelo site do Senar-SP, garantindo que todas as inscrições sejam registradas oficialmente. Os candidatos às vagas devem encaminhar seus currículos para este e-mail saudenocampo-sp@faespsenar.com.br , pois será realizada entrevista online e conferência de documentação.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a equipe do SIRP, localizada na Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, nº 530, no Centro de Penápolis, ou pelo telefone (18) 3652-1424.
(Com A/I Sirp)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
09/10/2025 - Vendas: comércio divulga horários para o Dia das Crianças
09/10/2025 - Justiça Eleitoral alerta sobre prazos para eleitores
09/10/2025 - Encontro ecológico recolhe 155 quilos de resíduos do rio Bonito
09/10/2025 - Hoje tem inauguração do Estúdio Penapolense de Áudio e Música
09/10/2025 - Professora Suzi e educadora Thaís serão homenageadas na Câmara Municipal
09/10/2025 - Praça da Aparecida recebe cuidados especiais para o Dia da Padroeira
09/10/2025 - Inscrições para estágio na Prefeitura terminam no dia 12
09/10/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta quinta-feira (09)
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.