Penápolis, 19/12/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

11/10/2025

Distribuidora estuda levar gás encanado para Birigui

Imagem: Lázaro Jr./Agência Trio Notícias/Colaboração Distribuidora estuda levar gás encanado para Birigui Representante da distribuidora de gás participou do Café Empresarial em Birigui

DA REDAÇÃO

A Necta, empresa responsável pela distribuição de gás encanado em 375 dos 645 municípios paulistas, estuda estender a canalização que passa por Araçatuba (SP) até Birigui, para passar a fornecer o combustível paro município.
De acordo com o que foi divulgado durante 3º Café Empresarial, realizado na semana passada pela Prefeitura de Birigui, o objetivo seria atender o futuro Hospital Estadual, que levará ao menos dois anos para ser concluído, e uma usina termoelétrica que pretende se instalar na cidade.
A empresa foi representada no encontro pela gerente da Área de Estratégica, Mariana Argente, que informou que em breve deve ser assinado com o município, um protocolo para estudo de viabilidade técnica e financeira para levar a rede de gás que passa por Araçatuba, até Birigui. “Precisa entender todos os investimentos, o que vai ter na cidade, para de fato a gente trazer a infraestrutura” , disse

Demanda
Segundo Mariana, pelo alto consumo previsto, a usina termoelétrica teria grande influência para essa expansão, além do hospital e demais potenciais clientes. Ainda de acordo com ela, estima-se que seja necessário menos de 10 quilômetros de rede para fazer essa expansão.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Farias, a chegada da Necta em Birigui será muito oportuna, pois o gás natural é uma fonte de energia e insumo importante no projeto de transição energética do município e região.
"Esse projeto deverá ser impulsionado nesta nova fase de ativação das novas cadeias produtivas, que contempla empreendimentos com base tecnológica e segurança energética", informa.

Expansão
Durante o evento, Mariana informou que a rede de distribuição de gás da Necta passa em 42 cidades, mas atende o mercado urbano em apenas seis delas. São 50 mil clientes atendidos e 700 mil metros cúbicos de gás distribuídos a clientes da indústria, comércio e residências.
A meta da empresa, de acordo com ela, é até 2049, praticamente dobrar os municípios atendidos e triplicar o volume de gás oferecido. Além do gás natural, a empresa também distribui biogás produzido através da queima de sobras das usinas de açúcar e álcool. 

(Com Agência Trio Notícias)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

11/10/2025 - Padroeira do Brasil: católicos celebram dia de Nossa Senhora Aparecida

11/10/2025 - Prefeitura reinaugura a UBS Del Rey no próximo dia 17

11/10/2025 - Câmara: requerimento questiona previsão de sorteio e entrega de moradias populares

11/10/2025 - Homem denuncia suposta irregularidade em bolão premiado da Lotofácil

11/10/2025 - Estado investiga caso suspeito de intoxicação por metanol na região

11/10/2025 - Cultura oferece estúdio de áudio e música a artistas da cidade

11/10/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste sábado (11)

11/10/2025 - Cobrança da "Zona Azul" começa nesta segunda-feira

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.