Penápolis, 10/12/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

02/11/2025

Secretaria de Saúde cria Serviço de Assistência Farmacêutica

Imagem/Secom – PMP Secretaria de Saúde cria Serviço de Assistência Farmacêutica Equipe do serviço reunida, em uma das ações de planejamento

Com início da vigência da Reforma Administrativa da Prefeitura de Penápolis, no último mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde criou uma frente de trabalho específica para gestão de todas as demandas relacionadas a medicamentos. Trata-se do Serviço de Assistência Farmacêutica.
O referido serviço faz parte da estrutura organizacional do Departamento da Atenção Secundária, Apoio Diagnóstico e Terapia. O mesmo é responsável por construir, em conjunto com o corpo técnico da Secretaria de Saúde, a Política Municipal de Medicamentos.
Além disso, o Serviço de Assistência Farmacêutica também organiza a aquisição, a distribuição e o armazenamento dos medicamentos da rede pública municipal, incluindo medicamentos de alto custo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Penápolis, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento, essa nova estrutura veio para garantir a qualidade da dispensação e o uso racional dos medicamentos, nos diferentes níveis da atenção à saúde.
“É um serviço que coordena as atividades do Almoxarifado Central e das farmácias nas diversas unidades de saúde. Ele administra especificamente a logística de aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos adquiridos pela Prefeitura e os enviados pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde”, explicou o secretário.
Ele lembrou ainda que essas tarefas já eram executadas pela secretaria antes da criação do serviço, porém não havia um setor e uma estrutura específica para isso, se diluindo dentro da secretaria junto às outras demandas.
“Certamente ganhamos com a criação do Serviço de Assistência Farmacêutica, pois o gerenciamento passa a ser ainda mais detalhado, com estabelecimento de rotinas, procedimentos e supervisão de todo o ciclo da medicação, desde o planejamento de compra, o processo de aquisição, o recebimento e a conferência, armazenamento, controle de segurança e distribuição”, afirmou ele.
“Com isso também conseguimos, de forma ainda mais eficiente, sistematizar os relatórios com as estatísticas de consumo de medicamentos”, concluiu o médico.
Atualmente o município de Penápolis conta com 9 farmacêuticos contratados, atuando em farmácias nas Macros de Saúde 1, 2, 3 e 4, além do Alto Custo e Pronto Socorro Municipal.

Secom – PMP


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

02/11/2025 - Turismo Regional: Alto Alegre se destaca com a criação da Rota do Queijo

02/11/2025 - Alunos das escolas municipais fazem avaliação do Saeb 2025

02/11/2025 - Câmara votará dez projetos em sua sessão nesta segunda-feira

02/11/2025 - Penápolis realiza 4ª Festa dos Imigrantes de 07 a 09 de novembro

02/11/2025 - IMOBILIÁRIA VARONI FAZ 15 ANOS

02/11/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (02)

01/11/2025 - Casa Paulista: feirão de crédito imobiliário em Penápolis e Avanhandava acontece hoje e amanhã

01/11/2025 - Plantão: adolescente é apreendido por ato infracional de tráfico

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.