05/12/2025
DA REDAÇÃO
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará em 7 e 8 de dezembro, domingo e segunda-feira, a prova da segunda fase do Vestibular 2026, que ocorrerá em 35 cidades: 31 no estado de São Paulo e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O exame contará com 32.835 candidatos e oferece 5.867 vagas. A consulta de local de prova está disponível no site da Fundação Vunesp (www.vunesp. com.br), responsável pela seleção.
A prova do primeiro dia, domingo, será composta por 24 questões discursivas das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias.
No último dia, segunda-feira, os candidatos deverão elaborar uma redação em gênero dissertativo e responder a 12 questões discursivas de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte).
Os portões serão fechados às 13h40 nos dois dias. Os candidatos devem comparecer ao prédio a partir das 13 horas, portando o original de um dos seguintes documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Identificação Nacional, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.
Os materiais de prova a serem levados pelos candidatos são caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente. O exame terá duração de cinco horas. Os cadernos de questões poderão ser consultados a partir das 20 horas de cada dia de exame, no site da Vunesp. O resultado será divulgado em 30 de janeiro de 2026.
Durante a realização das provas, fica estritamente proibido o uso de dispositivos eletrônicos, tais como calculadoras, telefones celulares, relógios, reprodutores de áudio ou qualquer outro material que não seja fornecido pela Fundação Vunesp. Além disso, não será permitido o uso de acessórios, como protetores auriculares, bonés, gorros, chapéus e óculos de sol.
Para os cursos do Instituto de Artes, na capital, e de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, em Bauru, é aplicada a prova de habilidades, conforme o calendário do Manual do Candidato, disponível para consulta nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido, desde o Vestibular Unesp 2017, uma maioria de ingressantes vindos de escolas públicas.
(Com A/I Vunesp)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
05/12/2025 - Emprego: Penápolis termina outubro com 28 postos fechados
05/12/2025 - TOR prende duas mulheres por tráfico de haxixe em ônibus
05/12/2025 - SP-425: Câmara questiona previsão para nova rotatória
05/12/2025 - Funepe abre inscrições para o vestibular de verão de medicina
05/12/2025 - Região: Buritama é elevada a estância turística
05/12/2025 - Guns N Roses em Rio Preto: mais de 5 mil fãs madrugam em fila por ingresso
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.