Penápolis, 30/01/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

28/01/2026

2026: estudantes do curso de Medicina da Funepe são recepcionados em aula especial de início do internato

Imagem/Divulgação 2026: estudantes do curso de Medicina da Funepe são recepcionados em aula especial de início do internato Com a nova organização, 100% dos alunos permanecerão no município na fase inicial do internato, atuando nas UBS e nos serviços de urgência e emergência

DA REDAÇÃO

O curso de Medicina da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIPE), mantida pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), iniciou o ano de 2026 com uma importante mudança na fase do Internato dos futuros médicos. Os alunos do 9º semestre da turma 5 de Medicina foram recepcionados na manhã de segunda-feira, 19, pelas professoras, Dra. Camila Tami Stringhetta Garcia, Dra. Maria de Fátima Vieira de Souza Gonçalves e Dra. Daniela Maria Janjacomo Miessi para a aula inaugural que marca o início do internato. Durante o encontro, foram apresentadas formalmente as normas e diretrizes que deverão reger esta etapa prática da formação médica.

Mudança
Após o reconhecimento do curso de Medicina pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição pôde reformular seu projeto pedagógico e inverter a ordem do estágio de internato. Com isso, os alunos do quinto ano iniciarão a prática clínica em Penápolis, atuando diretamente na rede de Atenção Básica e no Pronto-Socorro municipal, antes de seguirem para a fase do Internato hospitalar em Jaú.
Com a nova organização, 100% dos alunos permanecerão no município na fase inicial do internato, atuando nas UBS e nos serviços de urgência e emergência. Essa mudança traz um aumento expressivo na presença de estudantes na rede pública de saúde, triplicando o número de alunos em formação no município em relação aos semestres anteriores.

Benefícios 
O início da fase do Internato em Penápolis reforça a integração entre a faculdade e o Sistema Único de Saúde (SUS) local. Segundo a diretora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), professora Dra. Camila, a reorganização do internato fortalece a integração entre ensino e serviço, amplia a presença dos estudantes na rede pública de saúde e contribui diretamente para a formação médica alinhada às necessidades do município. “É uma fase fundamental na vida dos nossos alunos. Agradecemos a parceria com a Santa Casa e com a Secretaria de Saúde de Penápolis,” encerra.  

(Com A/I Funepe)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

28/01/2026 - Penápolis: PAT divulga vagas em diferentes áreas de trabalho

28/01/2026 - Polícia Militar Rodoviária apreende 648 emagrecedores ilegais em ônibus na região

28/01/2026 - Nota: agências do INSS estarão fechadas entre 28 e 30 de janeiro

28/01/2026 - Penápolis: parceria promove dedetização em áreas esportivas

28/01/2026 - Gestores da Educação Infantil participam de formação sobre novo material pedagógico

28/01/2026 - Divulgado o resultado preliminar de Programa de Residência em Engenharia

28/01/2026 - Penápolis: líder de esquema de "gatonet" tem nova condenação

28/01/2026 - TOR prende casal com carga sem nota fiscal

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.