Penápolis, 25/12/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

30/03/2025

Carlinhos Sussumi é eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê

Imagem/Divulgação Carlinhos Sussumi é eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê Carlinhos Sussumi, prefeito de Alto Alegre, foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê

DA REDAÇÃO

O prefeito de Alto Alegre, Carlinhos Sussumi (MDB) foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê para o período 2025-2027, em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 28, na sede do SP-Águas, em Birigui.
A reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT) foi promovida no Centro de Treinamentos do SP-Águas, sede do CBH-BT e contou com a presença de prefeitos, representantes do estado e da sociedade civil, além de autoridades políticas e convidados dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.
Durante a reunião, foram eleitos os membros titulares e suplentes do comitê, presidente, vice-presidente, os representantes do estado e da sociedade civil, além do representante do CBH-BT no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), que é o órgão colegiado que atua na gestão dos recursos hídricos no estado de São Paulo.
O comitê atua na unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 19 (UGRHI-19) que abrange a bacia hidrográfica do Baixo Tietê, com área de aproximadamente 15.471 km² e uma população estimada de 800 mil habitantes. Essa região inclui 42 municípios e possui grande potencial turístico, além de uma significativa disponibilidade de água. A área também conta com importantes reservatórios, como as Usinas Três Irmãos e Nova Avanhandava, que integram a Hidrovia Tietê-Paraná.
O CBH-BT tem como objetivo promover a gestão descentralizada, participativa e integrada dos recursos hídricos, considerando as peculiaridades da bacia e buscando compatibilizar o desenvolvimento regional com a proteção ambiental. Ele também trabalha para prevenir problemas como poluição, inundações, estiagens e erosão do solo, além de incentivar o uso racional da água.
Os municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê são: Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Coroados, Gastão Vidigal, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Itapura, José Bonifácio, Lavínia, Lourdes, Macaubal, Magda, Mirandópolis, Monções, Murutinga do Sul, Nipoã, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Penápolis, Pereira Barreto, Planalto, Poloni, Promissão, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Sud Menucci, Turiúba, Ubarana, União Paulista, Valparaíso e Zacarias.

(AI)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

30/03/2025 - Violência com idosos: concluída elaboração do protocolo de atendimento

30/03/2025 - CDHU prorroga campanha de regularização de dívidas

30/03/2025 - Câmara votará projeto que obriga identificação em imóvel desabitado

30/03/2025 - Brasileiros podem pagar conta de luz com preço de "bandeira vermelha permanente"

30/03/2025 - Sabor e Festas: Penapolense abre sua cozinha no Youtube e busca um milhão de inscritos na plataforma

30/03/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (30)

29/03/2025 - Caged: Penápolis tem 131 vagas de empregos criadas em fevereiro

29/03/2025 - Penápolis chega a 2.175 casos positivos de dengue

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.